A Comissão Especial que analisa o projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre ouviu na manhã desta segunda-feira (17/12) o vice-presidente da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, engenheiro Romano Botin. Ele abordou questões ligados ao planejamento e a gestão da cidade. A reunião teve por local o Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores.
Botin explicou que a Sociedade de Engenharia, durante a elaboração do projeto de lei, reuniu uma comissão de arquitetos e engenheiros que encaminharam propostas as quais foram, em parte, anexadas ao projeto. “A primeira atitude é ter um cadastro de ruas – inclusive das áreas invadidas –, assim como das redes de esgoto, telefonia, entre outras”, ressaltou.
O engenheiro demonstrou preocupação com a área de gestão da cidade e a interação entre as secretarias é órgãos. “Se impõe em Porto Alegre a criação de um órgão de planejamento, que pense e coordene a movimentação da cidade para que tenhamos um planejamento ordenado e coordenado, especialmente em razão de a cidade ter crescido de forma muito rápida”, disse.
Conforme o presidente da Comissão Especial, vereador Nereu D’Avila (PDT), serão recebidas todas as sugestões que a Sociedade de Engenharia trouxer para a qualificação do projeto. "Elas serão analisadas pelos vereadores deste parlamento”, ponderou.
Já Adeli Sell (PT) disse que a questão do planejamento é fundamental para a cidade, como o da circulação e transporte. “São necessárias medidas ousadas para o desafogamento em alguma áreas da cidade”, argumentou.
Durante a reunião da comissão, foi discutido novamente o relatório da Sub-comissão I – Desenvolvimento Urbano: Estratégias e Modelo Espacial, que tem o vereador João Antônio Dib (PP) como relator. Ficou definido que não haverá votação deste parecer, e que o mesmo será remetido diretamente ao relator da Comissão, vereador Luiz Braz (PSDB).
(Por Leonardo Oliveira, Ascom CMPA, 17/12/2007)