A combinação entre as mudanças climáticas e a rápida industrialização deixou os países da Ásia em uma crise por falta d'água sem precedentes. Um relatório do Banco de Desenvolvimento da Ásia alertou que os recursos hídricos em países como Bangladesh, Camboja e Vietnã não acompanham o crescimento populacional após anos de mau gerenciamento.
As mudanças climáticas devem aumentar o risco de enchentes e secas, fatores difíceis de lidar para uma indústria mal gerenciada. Além disso, a contínua urbanização é vista como um problema em particular, segundo o relatório, ao passo que os países em desenvolvimento da região continuam a ficar para trás quando se trata de coleta, tratamento e disposição segura dos efluentes.
O autor do relatório, professor Asit Biswas, diz que os líderes governamentais da região precisam tomar ações decisivas para proteger os recursos hídricos. "Agora há conhecimento, tecnologia e competência suficientes disponível na Ásia para resolver todos os problemas existentes e os futuros". Ele acrescenta que, se no futuro houver falta d'água, não será devido a sua escassez física, mas sim por causa do gerenciamento impróprio e inadequado do recurso.
(
Envolverde/Carbono Brasil/ The Ecologist, 17/12/2007)