Órgãos ligados à área ambiental da Metade Sul do Estado estão reunidos hoje, em Canguçu, para o 1º Seminário Regional de Planejamento Ambiental. A atividade, organizada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo, ocorre a partir das 9h, no Anfiteatro 27 de Junho.
O seminário objetiva o desenvolvimento e planejamento ambiental do município e região. A abrangência é Região Sul, Campanha e Centro Sul do Estado. O saneamento ambiental pode ser compreendido como o conjunto de ações que visam melhorar a salubridade ambiental contemplando o abastecimento de água em quantidade e qualidade, a coleta, tratamento e a disposição final adequada dos resíduos líquidos, sólidos e gasosos.
Conforme o coordenador da atividade, Basílio Barbosa, presidente do Conselho de Dirigentes Municipais de Meio Ambiente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), a discussão de certos aspectos é fundamental, como prevenção e o controle do excesso de ruídos, a drenagem das águas pluviais, a promoção da disciplina sanitária do uso e ocupação do solo, o controle ambiental de vetores de doenças transmissíveis e os serviços e obras especializados na área.
“Estaremos sensibilizando os municípios para a retomada do planejamento ambiental por meio da correta elaboração do Plano Municipal de Saneamento Ambiental, de forma democrática considerando os princípios de universalidade, eqüidade, integralidade, intersetorialidade, sustentabilidade, participação e controle social”, acrescentou.
(Diário Popular, 17/12/2007)