O primeiro boletim de balneabilidade divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) para a temporada 2007/2008 teve bons resultados. Dos 31 pontos do Litoral Norte monitorados pela entidade, apenas um apresentou condições impróprias para o banho de mar: a foz do rio Mampituba, em Torres.
A praia nas proximidades do ponto em que o rio desemboca, no entanto, mostrou condições favoráveis. Os dados foram divulgados pela diretora-presidente da Fepam, Ana Maria Pellini, e pelo gerente regional do Litoral Norte da instituição, Mattos´Allem Roxo, durante a instalação do Verão Legal RS, pela governadora Yeda Crusius, em Capão da Canoa.
O resultado da primeira análise reflete os dados de cinco campanhas efetuadas em março, novembro e dezembro deste ano para analisar a qualidade da água. Os indicadores são definidos pela resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Consema).
A água é considerada própria quando pelo menos quatro das cinco amostras realizadas apresentarem valores inferiores a 1.000 coliformes fecais por 100 mililitros de água - ou 800 escherichia coli por 100ml de água. Escherichia coli é um microrganismo tido como habitante natural da flora microbiana do trato intestinal dos humanos e da maioria dos animais de sangue quente, sendo normalmente encontrado em suas fezes.
Na próxima sexta-feira, a Fepam divulgará um boletim de balneabilidade contendo todos os pontos de amostras nas praias e balneários do Interior, regiões do Uruguai e Guaíba. A entidade ressalta, porém, que os dados já apurados no Litoral Sul apontam valores elevados, acima do padrão de 1.000 coliformes fecais por 100ml de água, na praia do Laranjal, em Pelotas.
As amostras foram coletadas em seis pontos, sendo que nos pontos próximos à rótula do chafariz, no balneário dos Prazeres, e em frente à rua Joaquim Antônio Assunção, no balneário Valverde, as condições são impróprias.
As coletas são realizadas durante os sábados, domingos e segundas-feiras, dias de maior afluência de público nas praias. Neste verão o projeto fará a análise de 87 pontos em 73 praias e balneários localizados em 45 municípios do Rio Grande do Sul.
(JC-RS, 17/12/2007)