Cerca de 70% dos prédios localizados na avenida Benjamin Constant, na Capital, já sofreram com pichação, conforme levantamento da Associação Benjamin Constant. Para reverter o índice, a associação, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, lançou a campanha Xô Pichação. A iniciativa propõe o estímulo à revitalização das pinturas das fachadas dos prédios da região, especialmente os da avenida.
Segundo o presidente da associação, Sílvio Belbute, prefeitura, empresários e comunidade estão firmando pacto para acabar com a pichação. 'Nós temos a tecnologia, a tinta antipichação, e precisamos incentivar a comunidade a utilizá-la', disse.
Para estimular a pintura antipichação, o fabricante do produto irá oferecer a tinta a preço de fábrica, além de capacitar mão-de-obra para sua aplicação. Além disso, a Guarda Municipal fará a vigilância do espaço até que a tinta seque. 'Esperamos que os demais bairros copiem essa idéia, já que uma avenida suja desestimula comerciantes e moradores do local', frisou Belbute.
(Correio do Povo, 17/12/2007)