Numa ação conjunta do Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Batalhão de Policia Florestal e da delegacia de Meio Ambiente, 88 animais silvestres - 86 pássaros e duas tartarugas -, cuja venda é proibida por lei, foram apreendidos na feira do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
A polícia pretendia com a Operação Rena (em homenagem ao Natal) atingir os principais traficantes de animais. Mas, entre as 13 pessoas presas nenhuma aparentava envolvimento maior com o tráfico de animais a não ser a comercialização.
Walace de Melo Vieira, de 19 anos, por exemplo, foi preso com um gavião. Mas tentou convencer os policiais que o capturou no quintal de sua casa, há alguns meses. André Dantas, de 65 anos, foi pego com um sabiá laranjeira.
Os pássaros Pichocho, espécie em extinção, foram os mais encontrados pela blitz: 29. Entre os animais recapturados estavam ainda Canário da Terra, Azulão, Coleirinho, Sanhaço, dois filhotes de Gaviões e dois filhotes de Papagaio, um deles ainda sem as penas.
Depois do registro das prisões em flagrante na Delegacia Meio Ambiente, as aves liberadas pelo veterinário da equipe seriam levadas para o Parque Estadual de Três Picos, na região serrana do estado, para serem postas em liberdade.
(
A Tarde, 16/12/2007)