A Operação Uruguai II, que fiscaliza denúncias de trânsito irregular e contrabando de animais e irregularidades na vacinação contra a febre aftosa na costa do rio Uruguai (de Santa Catarina até a fronteira com a Argentina) rendeu nos últimos 20 dias.
Os técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vistoriaram 123 propriedades rurais neste período, com aplicação de 356 multas, que totalizam R$ 51,6 mil. Além disso, foram fechados cinco abatedouros clandestinos. Ao todo, foram contados 5.083 bovinos e montadas 25 barreiras sanitárias.
'Encontramos animais sem comprovação de vacinação e propriedades que não fizeram a declaração do rebanho no período legal', explica o oordenador da operação, veterinário Rodrigo Nestor Etges.
O trabalho é feito por quatro equipes (cada uma com dois veterinários e dois técnicos), em Porto Mauá, Três Passos, Alpestre e Erechim. Os produtores multados têm prazo para apresentar recursos. Já no caso dos abatedouros clandestinos, os relatórios serão entregues ao Ministério Público.
(Correio do Povo, 17/12/2007)