O Rio Grande do Sul já conta, oficialmente, com o seu Fórum de Mudanças Climáticas. Em solenidade realizada no Jardim Botânico de Porto Alegre ao final da tarde desta quinta-feira (13/12), o secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, instalou o fórum.
Destinado a ser um espaço permanente de discussões sobre as alterações do clima e de propostas para políticas públicas que assegurarem o enfrentamento das questões, o fórum havia sido criado por decreto em junho deste ano.
O secretário, que preside o Comitê Gestor do Fórum, nomeou a secretária executiva Ana Maria Cruzat e os 77 titulares e suplentes que representam secretarias estaduais, Casas Civil e Militar, instituições científicas públicas e privadas e sociedade civil organizada.
“Na semana em que Bali não consegue mapear o caminho do meio – caminho que poderia conduzir a questão do aquecimento global e mudanças climáticas a um cenário promissor e responsável, nós, gaúchos, estamos aqui para promovermos, numa ação conjunta do governo, entes do poder público e representações da sociedade, este cenário de melhores dias e com compartilhamento de responsabilidades”, afirmou.
Otaviano Moraes ainda colocou que, apesar de possuir uma economia dependente das condições climáticas, o Rio Grande do Sul não possui um sistema estruturado e integrado para o acompanhamento climatológico e o Estado deve estar preparado para responder às modificações no ambiente que as alterações do clima possam ocasionar.
O evento contou com a apresentação da Orquestra Infanto-juvenil do Projeto Prelúdio da UFRGS, sob a regerência do maestro Bernhard Sydow.
Prestigiaram a solenidade o Secretário Adjunto da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Luis Fernando Gomes; o presidente da Fundação Zoobotânica do RS, Luiz Gheller; diretores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a diretora do Museu de Ciências Naturais da FZB, Maria Delourdes de Oliveira; a diretora do Jardim Botânico, Raquel Scalabrini, e representantes de outros órgãos estaduais e de entidades.
(Ascom Governo do Estado do RS, 14/12/2007)