As festividades de inauguração do Pronto Atendimento 24 Horas, realizadas no último sábado (15/12), contaram com diversas atrações musicais e culturais, além de serviços prestados à população que conferiu de perto a obra. No pátio do Pronto, entre outros estandes, a Tenda Ecológica da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), que desenvolve na cidade a campanha "Viva o Rio Gravataí – Água: Sabendo usar não vai faltar". A equipe da Fundação estava representada por 13 funcionários.
Além da distribuição do fôlder contendo dicas para poupar água, os visitantes tiveram oportunidade de ver filmes mostrando aspectos do rio, que hoje é responsável pelo abastecimento de um milhão de habitantes na Grande Porto Alegre. As fitas revelam áreas preservadas das nascentes do rio que ainda contam com a exuberância da natureza, embora os ataques sofridos. Banhados com riquezas da fauna e da flora da região contrastam-se com imagens que não escondem a degradação ambiental.
Banda
Aproveitando um intervalo entre suas exibições, diversos componentes da Banda Novo Milênio, da Escola Municipal Prefeito José Linck, acompanharam os filmes. Yuri Santos Carvalho, 11 anos, mostrou-se preocupado com as imagens que viu. Daniel Robert Alves, 14, acha que todos devem fazer a sua parte, começando por não jogar lixo no rio. Geriel da Rocha, 15, da Escola Estadual Carlos Bina, não conhece o rio, mas pelo que observou viu que "ainda há muita beleza e ele precisa ser preservado". Denis Hoffmann, 15, da Escola Estadual Barbosa Rodrigues, disse que "o maior problema é o esgoto que é lançado no rio".
Campanha
A campanha em defesa pelo uso racional da água começou em 2006 e tende seguir, uma vez que a situação do Rio Gravataí é preocupante. Na primeira semana de dezembro, por exemplo, o rio baixou mais de 50 centímetros e isso pode comprometer o abastecimento da população se o período de estiagem continuar.
Nos próximos dias, a Prefeitura deve organizar nova ação de limpeza do rio, especialmente no trecho entre a Sociedade Caça e Pesca e o Passo das Canoas, onde acontece a Procissão de Navegantes e a tradicional celebração resgatada pelo município. Além da FMMA, secretarias municipais e voluntários da comunidade devem participar novamente da ação de limpeza do rio.
(Ascom Prefeitura de Gravataí, 16/12/2007)