As praias do Litoral Norte foram consideradas próprias para banho de mar, com exceção de um ponto: a foz do Rio Mampituba em Torres, porém a praia nas proximidades da Foz foi considerada própria. A divulgação da balneabilidade dos 31 pontos de monitoramento do Litoral Norte foi feita neste sábado (15/12) pela diretora-presidenta da Fepam, Ana Maria Pellini e pelo gerente Regional do Litoral Norte (Gerlit) da Fepam, Mattos´Allem Roxo.
O resultado da primeira balneabilidade nas praias do Litoral Norte realizado pela Fepam reflete os dados de cinco campanhas efetuadas em março de 2007 e novembro/dezembro 2007 para analisar a qualidade da água.
Os indicadores são definidos pela Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Consema). A água é considerada própria quando em pelo menos quatro amostras, das cinco realizadas, apresentarem valores inferiores a mil coliformes fecais por cem mililitros de água ou oitocentos escherichia coli por cem mililitros de água.
Configura-se imprópria para balneabilidade quando são encontrados em pelo menos duas amostras, de cinco realizadas, valores acima de mil coliformes fecais por cem mililitros de água ou 800 escherichia coli por cem ml. de água, ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2.500 e quinhentos coliformes fecais por cem ml. de água ou 2.000 escherichia coli por cem mililitros de água. O índice máximo encontrado nos 31 pontos de coleta do Litoral Norte nesta temporada foi 1.600.
As coletas são realizadas durante os finais de semana (sábado, domingo e segundas, dias de maior afluência de público nas praias). Neste verão o projeto realizará coleta em 87 pontos de 73 praias e balneários localizados em 45 municípios do Rio Grande do Sul.
A Fepam se encarrega de coletar e analisar amostras em 53 pontos e contratou, através de licitação, laboratórios cadastrados para atender os demais pontos. O laboratório da Unisc realizará coleta nos pontos localizados nas Regiões do Uruguai e Guaíba e na área central do Estado, enquanto o Lace-Funcepet coletará amostras nos litorais Sul e Médio.
No próximo dia 21 a Fepam divulgará boletim de balneabilidade contendo todos os pontos de amostras nas praias do litoral, balneários do interior, Regiões do Uruguai e Guaíba. Porém, a Fepam ressalta que os dados já apurados no Litoral Sul apontam valores elevados, acima do padrão de mil coliformes fecais por cem mililitros de água, na praia do Laranjal em Pelotas.
As amostras foram coletadas em seis pontos sendo que, em frente ao eco-camping Municipal, no ponto próximo a Rua Principal e na rótula do chafariz, no balneário dos Prazeres, e no ponto em frente à Rua Joaquim Antônio Assunção no balneário Valverde, as condições são impróprias para balneabilidade. Cabe destacar que a variação das concentrações de coliforme fecal deve estar ligada a situações de chuvas, próximas ou durante os dias de coleta, contribuindo para a elevação dos valores.
(Imprensa Sema/Fepam, 15/12/2007)