A Secretaria de Saúde do município do Rio lançou na sexta-feira (14/12) o Plano Verão Contra a Dengue, com o objetivo de intensificar o combate à doença. Até março, a prefeitura investirá em atividades educativas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Neste verão, os agentes de saúde também vão promover ações em pontos turísticos, como a orla da cidade, os quiosques da praia e a rede hoteleira. Segundo o coordenador de controle do vetor da Secretaria de Saúde do município, Mauro Blanco, o plano também pretende formar "brigadas antidengue", com multiplicadores no controle do mosquito.
A idéia, ainda de acordo com Blanco, é que funcionários de empresas privadas e instituições diversas sejam instruídos a evitar os focos do mosquito, tanto em casa como no ambiente de trabalho.
"É importante ressaltar que a participação da população é fundamental. De 80% a 90% de criadouros do mosquito da dengue estão dentro de casa, no ambiente de trabalho, nas áreas comuns dos condomínios. Eles estão realmente muito próximos de nós. Se conseguirmos incentivar a população a adotar uma prática de inspeção diária para eliminar os criadouros, vamos ter sucesso. E, sem mosquito, não há doença", disse Blanco.
Neste ano, o número de casos de dengue no município do Rio (21,7 mil) aumentou cerca de 50% em relação ao total de pacientes (14,7 mil) em todo o ano de 2006.
(Por Flávia Martin, Agência Brasil, 14/12/2007)