O diretor do Departamento de Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador Luiz Alberto Figueiredo, foi escolhido para presidir o grupo de trabalho que conduzirá as negociações do Mapa do Caminho até 2009, durante a 13ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-13).
A informação é do subsecretário de Assuntos Políticos do Ministério das Relações Exteriores e negociador chefe da delegação brasileira em Bali, embaixador Everton Vieira Vargas.
Segundo ele, a escolha deveu-se à importância da participação da delegação brasileira nas negociações do encontro em Bali.
O Mapa do Caminho, aprovado no sábado (15/12) ao final da conferência, é o roteiro que definirá o sucessor do Protocolo de Kyoto.
De acordo com Vargas, o documento fará com que a conferência seja reconhecida como um marco nas negociações globais sobre mudanças climáticas.
"O Mapa do Caminho é uma pauta de negociação para os próximos dois anos, que começa em março próximo, com vistas a alcançar, em 2009, um acordo que vai permitir a cooperação internacional em matéia de mudança do clima", comentou o representante brasileiro. "Foi uma grande vitória para os países que paticiparam e para a sociedade em geral".
Depois de 13 dias de negociações, os 190 países fecharam um acordo sobre o documento, que indicará prazos e princípios para a elaboração do futuro regime global de mudanças climáticas que sucederá o Protocolo de Kyoto.
Entre os temas indicados no Mapa do Caminho, estão: redução de emissões de gases de efeito estufa por desmatamento, transferência de tecnologia para ações de mitigação e ajuda aos países mais vulneráveis aos impactos aquecimento global, como secas ou inundações.
(Por Luana Lourenço, Agência Brasil, 15/12/2007)