Cerca de 28 mil famílias de baixa renda de cinco municípios de Pernambuco serão beneficiadas com construção de 2.415 unidades habitacionais, além de escolas, creches, postos de saúde e obras de saneamento básico. Os recursos para os empreendimentos, que totalizam investimentos de R$ 204 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, serão repassados ao estado pela Caixa Econômica Federal.
Entre as obras programadas, está a urbanização de favelas em 13 comunidades dos municípios próximos a Recife, como Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Paulista e Olinda.
O convênio que permite a liberação da verba foi assinado na sexta-feira (14/12), entre o governador Eduardo Campos e a presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano.
Maria Fernanda disse que a iniciativa significa o esforço do governo federal para resolver os problemas que mais afligem a população de baixa renda, como falta de moradia e infra-estrutura. "Essa é mais uma etapa do processo que começou dia 22 de janeiro desse ano, quando o presidente Lula lançou o PAC. Os recursos vão favorecer exatamente as comunidades que mais necessitam", declarou.
(Por Marcia Wonghon, Agência Brasil, 15/12/2007)