A Índia realizou no sábado (15/12) testes com sucesso de um míssil terra-ar com capacidade nuclear e alcance de 25 quilômetros em Orissa, informou uma fonte do Ministério da Defesa indiano.
Tanto o míssil quanto seu alvo foram lançados de uma plataforma móvel por volta das 15h10 (7h40 de Brasília), segundo a fonte, citada pela agência indiana Ians.
O míssil Akash, que pesa 650 quilos, foi desenvolvido pela Organização para Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO) e tem capacidade para uma carga explosiva de 50 quilos.
Os cientistas indianos realizaram testes com um míssil Akash com o mesmo alcance tanto na quinta-feira quanto na sexta-feira.
O primeiro teste com sucesso deste projétil ocorreu em novembro de 1990 a partir do centro de provas de Chandipur, também na região de Orissa, base habitual dos freqüentes testes balísticos da Índia.
Um cientista do Ministério da Defesa afirmou na quarta-feira que o gigante asiático está projetando um míssil de capacidade nuclear com um alcance de até 5.000 quilômetros, o que transformaria o país asiático em "um dos poucos" a possuir esta tecnologia.
Os testes com mísseis são freqüentes na Índia, que mantém uma corrida armamentista com o vizinho Paquistão desde sua independência do Império Britânico e posterior partilha, em 1947.
(Folha online, com informações da EFE, 15/12/2007)