A Conferência da ONU sobre Mudança Climática, na ilha de Bali (Indonésia), chegou hoje a um acordo final, depois de os Estados Unidos cederem a reivindicações dos países pobres.
O consenso abre o caminho para negociar um novo acordo sobre mudança climática, mais ambicioso, para substituir o Protocolo de Kyoto.
Todos os delegados aplaudiram a martelada na mesa, dada pelo presidente da assembléia, o ministro do Meio Ambiente da Indonésia, Rachmat Witoelar, para selar o compromisso.
O acordo encerra 13 dias seguidos de debates, conversas e negociações entre representantes de cerca de 190 países. Ele estabeleceu um "Mapa de Caminho" para as negociações nos próximos dois anos.
A posição da delegação americana, liderada pela subsecretária de Estado para a Democracia e os Assuntos Globais, Paula Dobriansky, contrária a assumir compromissos pontuais, manteve em suspense o resultado da conferência até o último minuto.
O próprio secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, modificou sua agenda para retornar hoje a Bali e desbloquear o diálogo, arrancando um acordo de todos os delegados "pelo bem da humanidade".
(Folha online, com informações da EFE, 15/12/2007)