Centro de Informações Hidrometeorológicas disponibiliza dados em tempo real por meio da homepage do centro universitário
Lajeado - A estação mais quente do ano se aproxima, causando o aumento da exposição ao sol, como é observado em praias, lagoas e campings. Porém, a falta de informação prejudica na conscientização da necessidade de prevenção aos efeitos nocivos do sol, podendo provocar doenças, como o câncer de pele.
Com o objetivo de informar a sociedade, o Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH), situado no campus da Univates, em Lajeado, está disponibilizando em tempo real o índice de radiação ultravioleta no site da instituição - www.univates.br/cih, link "informações sobre o tempo".
"A situação é preocupante, pois com o índice 12 uma pessoa com pele clara e que se queima facilmente pode ficar apenas cinco minutos exposta ao sol sem que haja dano", orienta Grasiela Cristina Both, do CIH da Univates.
IUV
A radiação ultravioleta é uma porção da radiação solar que resulta em inúmeros efeitos biológicos, sobretudo efeitos sobre a pele, sendo o câncer de pele o mais grave.
O Índice de Radiação Ultravioleta mede o risco de efeito biológico de eritema (vermelhidão) sobre a pele humana exposta à radiação, ou seja, mede a intensidade da radiação e o tempo de exposição permitida ao sol de cada tipo de pele sem que haja nenhum dano. Esse índice representa uma escala de 0 a 16 - quanto maior for o índice, maior é o risco.
Conforme dados coletados pelo CIH, os valores registrados nas últimas semanas são considerados altos e até, em determinados horários do dia, extremos. Em um dia ensolarado, com poucas nuvens, chega normalmente aos 12, no horário entre 11h e 15h. Já ocorreram situações de dias com IUV de até 15 nos horários mais críticos, que são por volta do meio-dia.
As nuvens não barram a radiação ultravioleta. Pelos valores observados em dias nublados, verificou-se que é necessário adotar medidas de proteção na exposição ao sol até mesmo nesses dias. "Para se ter uma idéia, apenas com índices inferiores a 2 é que a exposição ao sol não requer nenhum cuidado, mas esses valores ocorrem apenas no início da manhã e final da tarde", explica Grasiela.
A partir do índice 3 é necessário o uso de protetor solar, camisa e boné, além de ficar abrigado em locais sombreados em horários próximos do meio-dia. A partir do 8, recomenda-se evitar o sol do meio-dia, ficando em algum lugar fechado.
(Por Elise Bozzetto, O Informativo do Vale, 14/12/2007)