A importância da água para a vida, a beleza do Rio Gravataí, as agressões que ele sofre, bem como os cuidados para não desperdiçar água, foram os principais pontos abordados por servidores da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), em palestra realizada na última semana a um grupo de 30 alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Conquista.
O ProJovem, realizado em Gravataí por meio de convênio entre a Prefeitura e o governo federal, com o objetivo de elevar a escolaridade dos jovens, preferencialmente na faixa dos 18 aos 24 anos.
A exemplo das palestras nos núcleos das escolas Augusto Longoni, Santa Ana, Olenca Valente e Cincinato Jardim do Vale, realizadas em setembro, o contato com os jovens da Nova Conquista serviu para mostrar a gravidade que representa a escassez de água quando ocorrem estiagens prolongadas na região onde se situam as nascentes do Rio Gravataí.
O núcleo do ProJovem estava abordando aspectos voltados à qualidade de vida e a palestra dos servidores do Núcleo de Educação Ambiental da FMMA complementou o trabalho em sala de aula. Os palestrantes da noite foram o jornalista Claudio Wurlitzer e o acadêmico de Geografia Luciano Buzinello, que destacaram a importância da soma de esforços nessa luta travada pelo município na defesa dos recursos naturais.
Campanha
A partir da campanha educativa “Viva o Rio Gravataí - Água: sabendo usar não vai faltar”, promovida pela Prefeitura desde 2006, a FMMA estimula os estudantes a refletirem sobre a necessidade de cuidar mais dos recursos hídricos, em especial do Rio Gravataí. Durante o encontro os representantes da FMMA destacaram o papel de cada pessoa na sociedade em defesa do meio ambiente.
Filme
Além da palestra, os participantes conhecem um pouco mais sobre a história do Rio Gravataí através de um vídeo. O material mostra as nascentes do rio e trechos do manancial que denunciam os contrastes: a beleza, com áreas intactas, e o desrespeito causado pelas drenagens e pela poluição gerada pelo ser humano. As imagens e os comentários servem para os alunos compreenderem a diferença que existe entre as nascentes, com águas límpidas e trechos ao longo do curso do rio já com o recebimento de esgotos e outras fontes poluidoras. Foi exibido, ainda, um gráfico apontando a baixa do rio neste mês.
Folder
O encontro com os 30 estudantes do ProJovem Nova Conquista encerrou com a distribuição de um folder produzido pela Secretaria de Comunicação, contendo dicas de como as pessoas podem poupar água, e quanto este líquido passa a ser cada vez mais precioso no planeta. O material destaca gestos diários que podem contribuir no combate ao desperdício.
Os próprios alunos se manifestaram citando exemplos de desperdício e de ataques contra a natureza, como é o caso de algumas pessoas que jogam lixo de todo tipo nas margens do Arroio Demétrio, que passa na região da Nova Conquista e é um dos importantes abastecedores do Rio Gravataí.
(Ascom Prefeitura de Gravataí, 10/12/2007)