O calor e a escassez de chuva contribuíram para que o Rio Gravataí apresentasse mais uma diminuição no seu volume no último final de semana, ficando próximo do nível de alerta. Na manhã da última segunda-feira (10/12), a medição da bacia registrou 60 centímetros acima do nível do mar, na Estação de Tratamento da Corsan no Passo dos Negros. Trata-se de uma queda de 14 cm em relação ao mesmo trecho do rio desde o último sábado.
Na ETA de Alvorada, a profundidade do manancial é de 1,18 metro. Desde o dia 6 de dezembro, vigora a resolução Nº 42/07, aprovada pelo Conselho de Recursos Hídricos do RS. Segundo o documento, o rodízio de bombeamento das águas do rio retornará se a medição no trecho de Alvorada baixar de um metro. Se o nível do Gravataí chegar a 50 cm em Alvorada, a captação de água para irrigação será suspensa.
Alternância
Quando estiver em funcionamento, o bombeamento será intermitente, com três dias de captação e dois dias sem a operação até o rio superar o nível de alerta (um metro). A resolução, similar à aprovada em 2006, visa não comprometer o abastecimento de água à população e contou com a participação da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) na sua elaboração.
(Ascom Prefeitura de Gravataí, 10/12/2007)