Com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, o projeto Água de beber, de comer, de usar e conservar... – ciclos contínuos tem como objetivo contribuir para conservação e recuperação dos recursos naturais da região de Porto Novo, litoral norte paulista.
O Instituto Supereco, ONG de educação ambiental e responsabilidade socioambiental, lança no próximo sábado (15) às 18h30, no entreposto de Pesca “Venício Ezequiel dos Santos”, em Porto Novo (Caraguatatuba), o projeto Água de beber, de comer, de usar e conservar... – ciclos contínuos, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
O evento conta com a participação do representante do Ministério da Educação da Secretaria Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Luciano Chagas Barbosa, do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, de representantes das Secretarias de Estado de Meio Ambiente, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Cultura, além da população de Caraguatatuba e lideranças comunitárias da região.
O projeto tem como foco de atuação a região do Porto Novo, na bacia do Rio Juqueriquerê, um dos principais abastecedores de água doce de Caraguatatuba, e será desenvolvido nos próximos 18 meses com duas frentes principais de trabalho: educomunicação socioambiental e alternativas de geração de trabalho e renda – apresentando a educação ambiental como eixo transversal.
Com o projeto o Instituto Supereco pretende trabalhar com moradores, líderes comunitários, educadores e famílias da região no sentido de ampliar a sensibilidade das comunidades da região sul de Caraguatatuba para as questões ambientais; contribuir para a melhoria da qualidade ambiental na região; apresentar e fortalecer formas alternativas de renda, além da pesca e do turismo; contribuir para o monitoramento da qualidade da água na bacia, orientando sobre os problemas de saúde; realizar plantios de mudas nas margens dos rios; produzir, gerir e disponibilizar informação e conhecimento para a conservação dos recursos hídricos, ambientes costeiros e marinhos.
O lançamento do projeto contará também com a apresentação do novo site do Instituto Supereco (www.supereco.org.br), desenvolvido em parceria com a Eis Comunicação, e do blog interativo Água de beber, de comer, de usar e conservar... – ciclos contínuos. A cerimônia de lançamento faz parte da programação da Semana Internacional dos Direitos Humanos, de 10 a 15 de dezembro, que conta com diversas atividades envolvendo a comunidade da região.
Sobre o SuperecoO Instituto Supereco é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1994, com a missão de promover a educação ambiental como ferramenta estratégica para a conservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento humano. Por meio de parcerias, atua em escolas, empresas, ONGs, instituições governamentais e comunidades com o objetivo de despertar em seus parceiros um novo olhar sobre as questões socioambientais e incentivar a mudança de comportamento.
AgendaO que: lançamento do projeto Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos
Quando: sábado, dia 15/12, às 18h30
Onde: Entreposto de Pesca “Venício Ezequiel dos Santos” – Porto Novo
Alameda Antônio Luiz G. da Câmara Coutinho, nº 1350
Caraguatatuba Litoral Norte/São Paulo
Visite: http://www.supereco.org.br
Realização: Instituto Supereco
Patrocínio: Petrobras / Programa Petrobras Ambiental
Apoio: Unimódulo
(
Envolverde/Assessoria, 14/12/2007)