Cerca de 15 mil litros de óleo misturado à água vazaram quarta-feira (12/12) de um duto desativado da Transpetro, em São Sebastião, no litoral norte paulista. O vazamento aconteceu no bairro de Boiçucanga, quando estava sendo feita a limpeza das tubulações que serão desativadas. O óleo se espalhou por um raio de vinte metros, próximo à Estrada Municipal do Maquininha.
De acordo com o Consórcio Osbat, responsável pela substituição dos dutos para a Transpetro, o problema foi em uma válvula que ficava em cima do solo. Os dutos passam subterrâneos pelo bairro, a uma profundidade de cerca de um metro e meio. A área foi interditada para que os caminhões e cerca de 40 pessoas fizessem a limpeza, que se estendeu pela madrugada. De acordo com o consórcio, o material foi retirado por caminhões sugadores e o resíduo destinado para locais adequados. A limpeza foi finalizada hoje.
Uma avaliação de um possível impacto ambiental começou a ser feita ontem por dois técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). "Não há ainda como avaliar o impacto ambiental, mas se houve, a penalidade será baseada de acordo com a legislação vigente", informou o gerente da Cetesb no litoral norte, Paulo Guedes.
(
A Tarde, 13/12/2007)