Economistas, biólogos, engenheiros-agrônomos e florestais e geógrafos participaram da oficina do Projeto RS Biodiversidade, nesta quinta-feira (13/12), no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado. O encontro, que segue nesta sexta-feira (14/12), tem como objetivo o direcionamento e a definição de conclusões para o lançamento do projeto.
Na abertura, o secretário do Planejamento e Gestão, Ariosto Culau, disse que foram realizadas diversas reuniões com os especialistas do Banco Mundial para a obtenção do recurso de US$ 5 milhões do Fundo Econômico Global (GEF), através do Banco Mundial. A contrapartida do Estado é de US$ 6 milhões.
Uma missão final do banco virá ao Sul, em janeiro, para o acerto dos termos do contrato, previsto para ser assinado no início do mês de março. O Biodiversidade pretende promover ações de recuperação em áreas degradadas no bioma Pampa, com atuação integrada de diversos agentes. O bioma Pampa, definido para aplicação de recursos no projeto, envolve 33 municípios, com um total de 1.253.118 habitantes, o que representa 11,8% da população do Estado.
(Ascom Governo do Estado do RS, 13/12/2007)