A Comissão Especial do Lixo da Assembléia Legislativa gaúcha, coordenada pelo deputado Kalil Sehbe (PDT), realizou na manhã desta quinta-feira (13/12) a sua 8ª audiência pública. Foram apresentados relatos sobre as experiências de empresas que efetuam a coleta e tratamento do lixo e apresentados projetos de pesquisas na área.
Sehbe ressaltou que a Comissão procurou trazer para a audiência desta manhã as experiências dos municípios que encontraram caminhos para tratar adequadamente o lixo, como é o caso de Caxias do Sul e Santa Cecília do Sul.
"Precisamos ter a Política Nacional de Coleta de Resíduos e temos experiências fantásticas de sustentabilidade através desta matéria-prima que é o lixo"
O parlamentar disse que a Comissão tem mesclado os saberes do conhecimento científico com pesquisas aplicadas para que nas conclusões o trabalho resulte em indicações para a solução dos problemas que ainda existem. Sehbe se mostrou preocupado com o percentual elevado de municípios gaúchos que ainda possuem lixões e com a falta de conscientização e educação ambiental.
Durante a audiência pública, o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Adeló Angelo Didomênico apresentou todo o processo de coleta e destinação final dos resíduos de Caxias do Sul. Didomênico disse que a empresa trabalha a questão educacional integrada com os investimentos em inovação tecnológica, fazendo de Caxias do Sul um município referência no Brasil no que se refere ao tratamento de resíduos.
Osmar da Rosa Vidal, da Central de Triagem de Lixo de santa Cecília do Sul, apresentou o trabalho desenvolvido naquela cidade e que recebe lixo de outros 5 municípios. Vidal disse que a Central é a segunda maior geradora de empregos da cidade e que as pessoas envolvidas no processo cooperativo melhoraram sua qualidade de vida tendo o lixo como fonte de renda.
O pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cesar Vasconcelos, apresentou os projetos desenvolvidos pela instituição e que envolvem pesquisadores de diversas áreas. Vasconcelos chamou atenção para a necessidade de se buscar novas alternativas tecnológicas para a questão da energia e que os resíduos podem ser matéria-prima neste processo.
O representante da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Valtemir Goldmeir falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos municípios e pediu que se gestione junto aos deputados federais gaúchos maior rapidez na tramitação do projeto que cria a Política Nacional de Resíduos, atualmente parado na Câmara.
Participaram também os deputados Gilmar Sossella (PDT), Adroaldo Loureiro (PDT), Kelly Moraes (PTB) e Miki Breier (PSB), além de Adelino Lopes Neto, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU).
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 13/12/2007)