O deputado Gilmar Sossella (PDT) participou da audiência pública promovida pela Comissão Especial que Analisa a Questão do Lixo no Rio Grande do Sul, realizada nesta quinta-feira (13/12), presidida pelo deputado Kalil Sehbe (PDT). O tema em debate era a experiência dos municípios no trato com os resíduos.
Membro titular da referida Comissão da Assembléia Legislativa gaúcha, Sossella destacou o trabalho da Cooperativa dos Recicladores do município de Santa Cecília do Sul, situado na a região nordeste, onde é executado um projeto que recicla o lixo de cinco municípios daquela região.
Criada em 1991 na gestão de Sossella quando prefeito de Tapejara, a referida cooperativa presta serviços de coleta e reciclagem aos municípios de Santa Cecília, Tapejara, Vila Lângaro, Água Santa e Coxilha.
Osmar Vidal, presidente da cooperativa que esteve presente na audiência, explicou que mensalmente são coletadas 270 toneladas de lixo, recebidos sem qualquer tipo de coleta seletiva. Destaca que 70% do lixo recolhido é aproveitado, sendo 50% transformado em adubo e 20% reciclado. Apenas 30% é prensado e depositado no aterro sanitário.
Importância social, econômica e ambiental
Osmar Vidal explicou que o trabalho de reciclagem da cooperativa contribuí com a preservação do meio ambiente. Citou que aproximadamente 2 400 árvores/ano são salvas pelo projeto, que também recicla papéis.
O deputado Sossella ressaltou a importância social e econômica da Cooperativa de Recicladores de Santa Cecília, que além de 40 cooperados, possuí 26 trabalhadores que recebem em média R$600, dando a cooperativa o segundo lugar no maior gerador de empregos do municipio. Ao todo 64 pessoas beneficiadas indiretamente.
(Por Antonio Grzybovski, Agência de Notícias AL-RS, 13/12/2007)