A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quinta-feira (13/12), por unanimidade dos 21 vereadores presentes, projeto do vereador Ervino Besson (PDT) que propõe a criação da Feira do Produtor Rural em Porto Alegre. O evento deverá ser realizado entre os dez primeiros dias de cada mês, no Largo Glênio Peres, e ter caráter econômico, social, cultural e turístico.
Pelo projeto aprovado, a Feira será organizada por comissão a ser formada pelo Sindicato Rural de Porto Alegre, Emater/RS (Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural) e órgãos municipais ligados à área. Nessa feira, cada produtor poderá comercializar apenas sua própria produção. Ainda devem ser votadas, na próxima segunda-feira (17/12), cinco emendas e uma subemenda ao projeto.
Na justificativa de sua proposta, Besson lembra que a chamada zona rururbana de Porto Alegre, com aproximadamente 15 mil hectares de área, compreende área produtiva, de preservação permanente e as ilhas da cidade. Ele cita dados da Emater/RS segundo os quais o espaço agriculturável corresponde a cerca de 6.222 hectares, formados pela exploração de atividades como pecuária, fruticultura, hortaliças e outras.
Além disso, diz Besson, o Sindicato Rural de Porto Alegre conta atualmente com cerca de 200 associados. "A produção destes trabalhadores possui grande significado", explica. "Um exemplo claro disso é a sua participação na Ceasa/RS (Centrais de Abastecimento do RS). Nesta instituição, Porto Alegre é o segundo município da região metropolitana em participação de volume de produção hortifrutigranjeira.", observa o vereador.
(Por Carlos Scomazzon, Ascom CMPA, 13/12/2007)