Foram soltos 22 mil peixes na barragem que opera no Salto do Jacuí.
O Grupo CEEE, por meio da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT), realizou nesta quarta-feira a soltura de 22 mil peixes no reservatório da barragem Maia Filho, que forma o reservatório de água da Usina Hidrelétrica Leonel de Moura Brizola, que opera desde 1962, e está localizada no rio Jacuí, no município de Salto do Jacuí.
A CEEE desenvolve várias ações ambientais que visam estabelecer o equilíbrio entre as atividades de geração de energia elétrica e os ecossistemas onde os empreendimentos estão inseridos. A atividade de repovoamento de reservatórios de usinas hidrelétricas com peixes tem sido praticada desde o ano de 1973, onde a Estação de Piscicultura da Empresa, localizada no município de Tio Hugo, tem sido de fundamental importância.
A produção e a soltura de alevinos e peixes nos reservatórios visa à manutenção e ao equilíbro da fauna íctica, em toda as suas áreas de alague. A CEEE mantém simultaneamente atividades de educação ambiental, que congregam escolas próximas ao locais contemplados, voluntários e soldados da Brigada Militar.
O projeto, que prevê a criação de peixes como Piava, Traíra, Jundiá, Pintado, Grumatã, Cascudo, Peixe-Rei, entre outros, programou, ainda para este mês, a soltura de mais 37,5 mil peixes. Na próxima quinta-feira (13), acontece o repovoamento na barragem do Salto, em Canela e nas usinas Passo do Inferno e Toca, ambas em São Francisco de Paula. Dia 19 de dezembro, será a vez do reservatório das usinas de Itaúba, no município de Pinhal Grande, e Ivaí, em Júlio de Castilhos.
(Jornal NH, 12/12/2007)