A manutenção da lâmina de água no sistema de produção pré-germinado é o tema de tarde de campo, hoje, em Venâncio Aires. A Emater/RS-Ascar, em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura, a Associação dos Arrozeiros do município e o Instituto Riograndense do Arroz (Irga), realiza o encontro, que tem início às 14 horas, no salão do Centro Social Recreativo e Sociedade de Damas Flor de Orquídea, de Linha Arroio Grande. O evento terá visitação à lavoura demonstrativa do produtor José Duarte e Abdriel Duarte, que aproveita a água dos arroios sem gerar impacto negativo ao meio ambiente.
A lâmina de água na lavoura de arroz pré-germinado consiste em colocar o recurso aproximadamente 20 dias antes da semeadura dentro dos quadros – o suficiente para cobrir o solo. Conforme o agrônomo do Irga, Paulo Siqueira, no município praticamente 100% das lavouras mantém a lâmina de água. Para Maurício Santos, agrônomo do grupo Pré-germinado, o objetivo do encontro é mostrar aos arrozeiros que a lavoura com a lâmina permanente se estabelece de maneira correta.
Segundo Santos, o produtor não perderá produtividade, nem nutrientes do solo, além de economizar energia. O Irga, a exemplo da Emater/RS-Ascar, está difundindo o manejo correto do sistema pré-germinado para mais produtores, com o argumento de que, além de conseguir ganhos maiores, eles estarão contribuindo para o meio ambiente.
(Gazeta do Sul, 12/12/2007)