Rio Grande - Foi assinado nesta segunda-feira, com o Estaleiro Atlântico Sul, o contrato para a construção do casco da plataforma P-55, a ser instalada no campo de Roncador e cuja montagem será feita em Rio Grande. A previsão é de que a obra gere cerca de 1,1 empregos no município.
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e os diretores da Petrobras Renato Duque, da área de Serviços, e Guilherme Estrella, da área de Exploração e Produção, participaram da cerimônia. Assinou pela Petrobras o gerente executivo da Engenharia, Pedro Barusco, e pelo estaleiro Atlântico Sul, Paulo Hadad e Erik Guadalupe.
No estaleiro Atlântico Sul em Suape (PE) serão fabricados os blocos do casco da P-55, e no dique seco de Rio Grande será feita a montagem do casco e construção de tubulações e estruturas auxiliares.
O projeto executivo e a aquisição de equipamentos e materiais serão feitos a partir de janeiro, os serviços de construção de tubulações começam em agosto no Rio Grande do Sul e a fabricação dos blocos começa em novembro, em Pernambuco.
Resumo do casco da P-55
Capacidade de produção: 180 mil barris/dia de petróleo
Peso total: 22 mil toneladas
Dimensões: base de 94 metros x 94 metros, altura de 44 metros
Geração de empregos: 1,1 mil (Rio Grande do Sul) e 1,1 mil (Pernambuco)
Contratada: Estaleiro Atlântico Sul (formado por Queiroz Galvão, Camargo Correa e Estaleiro PJMR)
Investimento: 392,6 milhões de dólares
(Diário Popular, 12/12/2007)