Projeto Reserva Tangará, um programa de reflorestamento da Tintas Coral em parceria com a S.O.S Mata Atlântica, vai substituir o eucalipto do terreno da empresa por mudas nativas da Mata Atlântica. Na área de 70 hectares onde o projeto será implantado, apenas 5% são totalmente nativos. Todo o restante é coberto por eucaliptos. “A intenção é derrubar os eucaliptos sem destruir a Mata nativa e preservar a biodiversidade do local afirma, Sueli Freitas Gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da empresa.
A pesquisa foi realizada por estudantes de diversas áreas em diversos níveis de estudo, desde alunos da graduação até doutorandos. Para fazer a pesquisa professores e alunos acamparam na área por um ano e meio. Durante esse período os pesquisadores estudaram o impacto da retirada dos eucaliptos para a fauna e flora local. Segundo o professor e especialista em Gestão de Impactos Ambientais Álvaro Fernando de Almeida da ESALQ/ USP, serão derrubados 35 hectares de eucalipto no primeiro momento. Serão deixados 10 árvores de eucaliptos para cada hectare, por serem mais altas que a vegetação da Mata Atlântica, que servirão como sombra para as árvores e para fauna local.
Para o professor Almeida, a gestão de impactos serve para que a ação humana tenha um impacto positivo maior que o negativo. “No primeiro momento o abalo será negativo pois algumas espécies podem se afugentar no processo, mas outras espécies virão”, afirma. O projeto tem durabilidade de 25 anos e conta com a parceria da S.O.S Mata Atlântica que doou as sementes para o reflorestamento. A intenção é transformar a área em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
Na área a biodiversidade existente são 162 espécies da flora e 88 de aves sendo 2 raras: Jacuaçu e Jacupemba. Há também 11 de mamíferos, 8 de répteis e 17 de anfíbios. O monitoramento das espécies começou no inicio das pesquisas e será feito até a conclusão do projeto, que é auto-sustentável, onde o investimento será custeado pela venda dos eucaliptos para empresas de celulose.
(Por Glória Vasconcelos,
Envolverde, 12/12/2007)