A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determinou que a Petrobras e a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) abram concorrência para a compra de 100 milhões de litros de biodiesel (100 mil metros cúbicos) ainda neste mês. De acordo com a ANP, o período de formação de estoque da Petrobras e da Refap vai até 29 de fevereiro de 2008.
Segundo a assessoria de imprensa da ANP, o objetivo da medida é garantir a normalidade do abastecimento de biodiesel a partir de 1º janeiro de 2008, quando será obrigatória a mistura de 2% no diesel.
Poderão participar da concorrência os produtores que estejam autorizados pela ANP, que sejam detentores do Registro Especial da Secretaria da Receita Federal, tenham o selo Combustível Social e comprovem a contratação ou estoque físico de matéria-prima para a produção de biodiesel.
De acordo com a ANP, a Petrobras e a Refap informarão, em data ainda não marcada, o resultado do leilão e os respectivos volumes comprados, além da posterior movimentação do produto.
(Agência Brasil, 12/12/2007)