O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quarta-feira (12/12) a aprovação de financiamento no valor de R$ 2,49 bilhões para a construção do gasoduto de transporte de gás natural Coari–Manaus, da Petrobras, do Amazonas. O financiamento é uma das ações previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado em janeiro deste ano pelo governo federal.
A beneficiada é a Transportadora Urucu Manaus, que é uma sociedade de propósito específico criada para o projeto. O gasoduto terá 383 quilômetros de extensão. Segundo o BNDES, serão construídos também nove ramais de distribuição de gás natural visando atender sete municípios amazonenses ao longo do traçado do gasoduto.
O gasoduto Coari–Manaus terá capacidade de transporte de 5,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, podendo ser ampliada para até 10 milhões de metros cúbicos diários conforme o desenvolvimento do mercado.
De acordo com a Petrobras, o gás natural será utilizado inicialmente por uma termelétrica de Manaus para a geração de energia. Numa etapa posterior, o produto deverá atender aos setores industrial, comercial e residencial da região.
O projeto deverá gerar 36 mil postos de trabalho, dos quais 9 mil serão empregos diretos.
(Por Alana Gandra, Agência Brasil, 12/12/2007)