São Leopoldo - O Grupo de Trabalho de Educação Ambiental instituído pela Comissão do Pró-Sinos para analisar políticas para a região também realizou uma reunião ontem. O encontro, promovido durante a manhã na Unisinos, tratou da proposta do consórcio Pró-Sinos para um projeto de educação ambiental para a região, além de outros encaminhamentos. Um grande seminário de educação ambiental, organizado por universidades da região, deverá ser realizado no ano que vem. O grupo quer criar também um fórum virtual permanente para a discussão de políticas e propostas para o setor.
A representação do consórcio no grupo de trabalho levou à reunião o projeto de educação ambiental aprovado pela Agência Nacional das Águas (ANA) para ser implementado no ano que vem. Ao todo, o Pró-Sinos receberá R$ 1,3 milhão para investir nas iniciativas. As ações deverão ser realizadas nos próximos 18 meses. Ficou decidido durante o encontro que o grupo de trabalho se integrará ao projeto. Também ficou a cargo do consórcio Pró-Sinos a produção de materiais didáticos sobre preservação ambiental, com enfoque para o problema do Rio dos Sinos.
A ONG Grafitando sugeriu durante a reunião que seja instituído no Vale do Sinos um projeto de grafitagem em pontos estratégicos da região. O presidente da comissão do Pró-Sinos, deputado estadual Ronaldo Zulke (PT) afirmou na segunda-feira que deverá iniciar uma negociação com a direção da Trensurb para instituir um projeto específico para a pintura dos pilares da linha do trem em São Leopoldo, além de manifestações artísticas em outras instalações da empresa.
O grupo definiu ainda a realização de um grande seminário de educação para o final do mês de março do ano que vem, ou para o início de abril. A programação e a organização do evento ficará a cargo das universidades da região que participam do grupo de trabalho. Uma proposta inicial deverá ser apresentada pela representação das universidades já na próxima reunião.
O grupo de trabalho de educação ambiental foi criado durante uma audiência pública realizada em Taquara, no último dia 26 de novembro. Desde o início dos trabalhos da comissão do Pró-Sinos, já foram discutidos o licenciamento pela Fepam de projetos de saneamento para os municípios que integram o consórcio, financiamento de projetos para a região, educação ambiental e a instituição de agências de bacias hidrográficas no Estado. A próxima audiência da comissão será realizada no dia 18 de fevereiro, e tratará das agências reguladoras de água e saneamento.
(Jornal VS, 12/12/2007)