O Movimento dos Atingidos por Barragens (Mab) lança Campanha em defesa da Amazônia e das comunidades atingidas pelo Complexo do Rio Madeira. A campanha é por tempo indeterminado e será de muita luta e resistência. O plano do Complexo Madeira prevê as construções de quatro hidroelétricas, de eclusas, hidrovias e uma grande transmissão de energia que vai de porto Velho até São Paulo. Segundo o Mab serão afetadas diretamente cerca de 5.000 famílias e mais de 50 comunidades, inundando uma área de mais 50 mil hectares de terras.
De acordo com dados do Mab, mais de um milhão de pessoas foram expulsas por causas de barragens em todo o Brasil, causando assim um forte impacto ambiental e social. No conjunto de obras do Complexo Madeira estimasse o deslocamento de 10 mil pessoas.
Você pode ajudar na campanha "O Rio Madeira é Nosso!" engajando-se em lutas populares na região e nos estados, estimulando o debate e denúncia, organizando grupos de apoio e mandando e-mails solicitando o cancelamento dos projetos hidrelétricos no Rio Madeira para o senhor Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (pr@planalto.gov.br) ou para o Ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner (hubner@mme.gov.br). Outra forma de ajudar a campanha é organizando coletas solidárias e depositando sua contribuição na conta da Ação Solidária Madre Cristina (Conta corrente: 9307-6, Agência: 4082-7, Banco do Brasil).
(
Adital, 11/12/2007)