A Votorantim Celulose e Papel (VCP) planeja anunciar até junho a cidade escolhida para sediar a fábrica de celulose que a empresa deve colocar em operação até 2011, com investimento de US$ 1,5 bilhão. A companhia já tem seis áreas pré-selecionadas para receber a unidade, nos municípios de Rio Grande, Pelotas, Capão do Leão, Pedro Osório, Cerrito e Arroio Grande. Localizados às margens do canal de São Gonçalo, os terrenos já foram adquiridos pela empresa.
O diretor florestal da VCP, José Maria de Arruda Mendes Filho, afirma que até abril a empresa deve concluir o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) da unidade industrial.
O processo de escolha da cidade para a planta não deve passar da metade de 2008. No segundo semestre do ano, a empresa já deverá iniciar a compra de equipamentos. A idéia é iniciar as obras no começo de 2009, para inaugurar a fábrica nos primeiros meses de 2011.
Até lá, a empresa deve conclui o plantio de sua base florestal de 110 mil hectares. Já foram plantados 48 mil hectares, sendo 37 mil em áreas próprias e 11 mil em parceria com produtores.
(JC-RS, 12/12/2007)