O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado a ser avaliado dentro do projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário de inserção da agricultura familiar na cadeia produtiva do etanol. O primeiro passo é o mapeamento das experiências já em andamento. Para conhecer o que vem sendo desenvolvimento pelos pequenos produtores gaúchos nessa área, o consultor do MDA André Greenhalgh começou hoje um roteiro de visitas a cooperativas, unidades de pesquisa e entidades. Até sexta-feira, serão visitados a Unidade Demonstrativa da URI, em Jaguari, a Coopercana, de Porto Xavier, a Cooperal, de palmeira das Missões e a Creral, de Erechim, além de duas usinas de álcool combustível instaladas no município de Rolador.
Pela manhã, Greenhalgh esteve reunidos com o relator da Subcomissão de Cana-de-Açúcar, Álcool e Etanol da Assembléia Legislativa, deputado Heitor Schuch (PSB), e pesquisadores e técnicos de Emater, Embrapa e Fepagro. À tarde, antes de seguir para o Interior, terá reunião com a diretoria da Fetag, em Porto Alegre. O roteiro será acompanhado pelo assessor técnico da subcomissão, Luis Alberto Bairros.
O objetivo, explica o consultor, é avaliar o potencial do RS para a produção de cana-de-açúcar em propriedades de pequeno porte, visando à obtenção de etanol, a partir de questões como viabilidade, modelo tecnológico e organizacional e ambiente institucional. Segundo ele, os pontos que favorecem o Estado são capacidade técnica, boa formação de capital social e disponibilidade de terras. Já entre os gargalos que precisam ser superados estão pesquisa e definição do modelo de produção. O estudo deverá ser concluído até o final de janeiro. “Este é o primeiro passo para a implantação de um programa nacional de produção de etanol nas pequenas propriedades. A agricultura familiar tem capacidade para isso, só depende de recursos e políticas de incentivo”, avalia Schuch, destacando que as conclusões do relatório da subcomissão servirão de base para a elaboração do projeto no MDA.
(Por Lisiana Santos, Agência de Notícias AL-RS, 11/12/2007)