Hoje foi a vez de os pingüins tomarem conta da praça principal do território da ONU em Bali. A Rede WWF lançou um relatório que aponta quatro espécies de pingüins ameaçadas pelo aquecimento global. Logo depois da coletiva de imprensa, um termômetro de dez metros de altura do WWF-Brasil foi inflado e duas pessoas vestidas de pingüins representavam as espécies que estão sofrendo com o calor na Antártica.
Debaixo de um calor de cerca de 30ºC, voluntários dançavam ao som de “Hot hot hot”, de Buster Point Dexter e distribuíram leques do WWF. A manifestação animou a todos os que passavam pela praça durante a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Acho importante ter manifestações deste tipo, com informação e mensagens claras, para animar um pouco os negociadores. Tudo dentro dos plenários é muito formal.
Hoje pude acompanhar um pouco as discussões sobre florestas. Aparentemente os países devem chegar logo a um acordo. Por enquanto, Índia está bloqueando as negociações neste ponto, mas sinto que, pelo andar da carruagem, o texto final com acordo comum deverá acontecer ainda esta noite.
Mauro e Karen têm andado muito ocupados aqui seguindo das negociações. Mauro acompanha todos os assuntos relativos a florestas e Karen segue as negociações do G 77 (grupo dos países em desenvolvimento, do qual o Brasil faz parte) e do Ad Hoc Working Group (AWG), que discute os assuntos relativos ao Protocolo de Quioto.
(Por Mariana Ramos,
WWF, 11/12/2007)