Operações de fiscalização começaram já na semana passada, com decibelímetros para medir o nível de ruído
A retomada da tranqüilidade nas ruas da cidade virou uma das prioridades em Santa Cruz do Sul. Uma seqüência de reclamações quanto a carros de propaganda e veículos com som em volume demasiadamente alto motivou uma ação intensiva no último fim de semana. Brigada Militar, Ministério Público e Prefeitura se uniram na fiscalização de excessos de ruído.
A operação, que contou com a utilização de decibelímetros para medir os níveis de som, começou na noite de sexta-feira e foi concluída na madrugada de ontem. Ao todo, 35 pessoas de diferentes órgãos foram destacadas para dar fim à barulheira na Avenida do Imigrante e arredores, região que virou alvo de grande parte das ocorrências. Segundo o comandante da 1ª Companhia da Brigada Militar, capitão Ivan Keller, a iniciativa já mostrou resultados.
Durante a ação foram realizadas 205 abordagens em veículos, além de vistoria em dez bares e lancherias e 305 revistas em pedestres. Esse volume resultou em 59 autuações de trânsito e duas ocorrências de perturbação do sossego, com a apreensão de dois aparelhos de som dos carros. O número foi menor do que na semana passada, quando nove equipamentos acabaram recolhidos. “Isso demonstra que o pessoal já percebeu que a fiscalização se intensificou. Vamos trabalhar até retornar a tranqüilidade que tínhamos até pouco tempo em Santa Cruz”, garantiu Keller.
Na operação, a Prefeitura, por intermédio do Departamento Municipal do Meio Ambiente (Dema), também detectou 11 infrações do Código de Posturas do município, que podem contribuir para situações de criminalidade. Da parte da Brigada Militar, além do efetivo convencional, participaram agentes do setor de inteligência e da Patrulha Ambiental (Patram). Nesta semana deve ocorrer uma nova ofensiva com o mesmo objetivo. Dessa vez, no entanto, os trabalhos começam já na quinta-feira.
Fechamento
Além das operações de fiscalização, durante reunião com o Ministério Público na semana passada foram definidas outras estratégias para promover o sossego. Uma delas é o fechamento da Avenida do Imigrante para passagem de carros nas tardes de domingo. A iniciativa já deve valer a partir das próximas semanas.
O objetivo é atender a uma reivindicação antiga dos moradores das áreas próximas, que se sentem incomodados pelo barulho do som nos carros. Com isso, a proposta é possibilitar que o público passeie e se integre, mas sem ouvir música alta. Casos envolvendo barulho podem ser denunciados diretamente na Secretaria de Planejamento, responsável pela fiscalização, ou por meio do telefone 3713 8171, durante o horário de expediente.
(Por Jansle Appel Junior, Gazeta do Sul, 11/12/2007)