Faltam 21 dias para que todo o diesel vendido em postos contenha 2% de biodiesel, e boa parte do combustível renovável ainda nem saiu das refinarias. Mesmo assim, revendedores e distribuidoras acreditam que o prazo será cumprido.
Uma reunião promovida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) ontem, em Porto Alegre, discutiu a obrigatoriedade da mistura a partir de 1º de janeiro de 2008. Para que o prazo seja cumprido, a Petrobras realizará, amanhã, quinta e sexta-feira, um leilão de venda, às distribuidoras, de 380 milhões de litros de biodiesel. O produto foi adquirido em novembro de produtores.
Segundo o superintendente da ANP, Edson Silva, a quantidade deve ser suficiente para garantir o abastecimento, pois representa toda a demanda brasileira gerada pela obrigatoriedade da mistura no primeiro semestre de 2008.
O vice-presidente executivo do Sindicato Nacional dos Distribuidores de Combustíveis, Alísio Vaz, afirma que a concentração da venda na Petrobras facilitou a implantação da nova regra.
(Zero Hora, 11/12/2007)