A 15ª tempestade subtropical de 2007, batizada de Olga, se formou nesta terça-feira (11), dez dias depois de ser encerrada oficialmente a temporada de furacões do Atlântico Norte, e ameaça Porto Rico, a ilha de Hispaniola e as Ilhas Virgens. O NHC (Centro Nacional de Furacões) dos Estados Unidos informou que o "centro amplo" de Olga estava a cerca de 85 km a leste de San Juan de Porto Rico e 485 km a leste de Santo Domingo (República Dominicana).
O governo da República Dominicana emitiu um aviso de tempestade tropical (passagem do sistema em 24 horas) para a costa norte da ilha, até a fronteira com o Haiti. Porto Rico e as ilhas Virgens devem vigiar com atenção o desenvolvimento do sistema, alertou o NHC, com sede em Miami.
Olga se desloca para oeste, a 24 km/h. "O centro da tempestade deve passar esta noite perto do norte do litoral de Porto Rico, e nesta terça-feira, sobre a República Dominicana", diz o boletim do NHC de 2h (de Brasília). Segundo os meteorologistas do NHC, as chuvas e os deslizamentos de terra podem ser uma séria ameaça para as pessoas.
A temporada de furacões do Atlântico Norte começou em 1 de junho e acabou oficialmente em 30 de novembro. Os prognósticos dos meteorologistas se cumpriram, com a formação de 15 tempestades tropicais, inclusive Olga, e seis furacões (Dean, Félix, Humberto, Karen, Lorenzo e Noel), dois deles de categoria 5, com ventos de mais de 250 km/h.
(
Folha Online, 11/12/2007)