Pouco antes de embarcar para o Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, no aeroporto de Buenos Aires, que estava satisfeito com os resultados do leilão para a construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia.
“Estou feliz hoje porque na concorrência da hidrelétrica do Rio Madeira, tivemos um deságio de mais de 35%, ou seja, é uma coisa extraordinária porque havia muita gente pessimista dizendo que não ia acontecer”, disse o presidente Lula que participou nesta segunda-feira(10/12) da posse da nova presidente da Argentina, Cristina Kirchner.
O Consórcio Madeira Energia - formado pelas empresas Furnas Centrais Elétricas; Odebrecht Investimentos em Infra-estrutura; Construtora Norberto Odebrecht; Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP), formado pelos bancos Banif e Santander; Andrade Gutierrez Participações; e Cemig Geração e Transmissão - venceu nesta segunda (10/12) o leilão para a construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio.
O consórcio vencedor foi o que apresentou a menor tarifa para a venda da energia, de R$ 78,87 por megawatt-hora. O teto definido pelo Ministério de Minas e Energia era de R$ 122 por megawatt-hora. Três consórcios disputaram o leilão, que durou sete minutos.
(Por Luciana Vasconcelos, Agência Brasil, 10/12/2007)