A Petrobras firmou nesta segunda-feira (10/12) contrato para a construção do casco da plataforma P-55, que deverá ser instalada no Campo de Roncador, na Bacia de Campos (RJ). As informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa da empresa. O projeto da plataforma já deveria estar mais adiantado, mas o cancelamento de sua licitação, por “preços excessivos”, em janeiro de 2007, atrasou o processo.
O casco será construído em dois estados diferentes, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em Suape (PE), no estaleiro Atlântico Sul, serão produzidos os blocos do casco, a partir de novembro de 2008. Já no dique seco de Rio Grande (RS), a partir de agosto, será feita a montagem do casco, além da construção das tubulações e outras estruturas.
Antes da construção, serão feitos, a partir de janeiro do ano que vem, o projeto executivo e a compra dos equipamentos e materiais. O casco da P-55, com capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo diários, custará US$ 392,6 milhões (cerca de R$ 690 milhões) e deverá gerar 1.100 empregos no Rio Grande do Sul e 1.100 em Pernambuco.
Depois do casco, serão construídas as unidades de produção, ou seja, a parte da plataforma responsável pela produção do petróleo.
(Por Vitor Abdala, Agência Brasil, 10/12/2007)