A Comissão Especial que analisa o Plano de Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Porto Alegre recebeu nesta segunda-feira (10/12) a arquiteta Elena Graeff, que explicou aos vereadores a conceituação sobre as áreas de interesse cultural. Ela participou da elaboração do Plano Diretor vigente, de 1999, como técnica da Secretaria da Cultura à época. Atualmente, ela assessora a vereadora Maristela Maffei, da bancada do PCdoB, que é a sub-relatora da temática Projetos Especiais do Centro da Cidade e do Cais do Porto.
Em sua explanação, Elena falou sobre os conceitos de área de interesse cultural da cidade e suas implicações no Plano Diretor. Ela explicou que as questões de patrimônio que fazem parte da identidade da sociedade. “Patrimônio é uma herança que se recebe na sociedade nas gerações que se sucedem. Seja o saber história do povo, prédios, quilombos entre outros, sempre vinculados ao interesse coletivo”, ponderou. Ela também afirmou que esta questão precisa ser bem estudada pelo Câmara para que o projeto não tenha que receber alterações em um curso espaço de tempo.
O vereador Adeli Sell (PT) solicitou que a Comissão faça uma visita aos locais citados no PDDUA do patrimônio da cidade, acompanhado dos técnicos, para que seja explicada as características de cada local. “Temos que ter a interatividade com a realidade da cidade, para saber efetivamente o que tem que ser preservado, sem exageros”, disse. Também participou da reunião a arquiteta Mara Kaufmann, representando o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural (Compahc).
Para o presidente da Comissão Especial do PDDUA, vereador Nereu D’Avila (PDT), a reunião foi importante para esclarecer um tópico que não era claro para alguns parlamentares. “Logo adiante teremos que aperfeiçoar e qualificar o PDDUA, por isto já solicitamos a arquiteta que volte para outros esclarecimentos”, salientou.
(Por Leonardo Oliveira, Ascom CMPA, 10/12/2007)