O Porto do Rio Grande recebeu na sexta-feira, 7, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, o prêmio Responsabilidade Ambiental/RS 2007, considerado o Oscar do Meio Ambiente. A distinção é concedida pelo Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul e pela Associação Riograndense de Imprensa, com o apoio institucional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (Sema). Na ocasião, o diretor Técnico do Porto do Rio Grande, Carlos Rodrigues, recebeu a premiação.
O Prêmio de Responsabilidade Ambiental/RS, instituído pela Sema, através da Resolução nº 01/2005 de 09 de maio de 2005, idealizado e organizado pelo Instituto Latino-americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul, visa a reconhecer o trabalho e a preocupação de empresas e profissionais que com suas ações contribuem para a construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável, contribuindo para gerar uma sociedade ecologicamente responsável.
Por estar comprometido com os mais modernos conceitos empresariais, aliando os avanços tecnológicos à preocupação com o Meio Ambiente, o Porto do Rio Grande é um dos premiados. Além disso, ao mesmo tempo em que investe em modernização, o porto rio-grandino tem ao longo de sua história priorizado o Meio Ambiente, sendo o primeiro porto do Brasil, em 1997, a obter uma Licença de Operação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), para exercer a atividade marítimo-portuária.
Hoje as ações na área de Meio Ambiente desenvolvidas pelo porto rio-grandino o coloca na vanguarda entre os portos brasileiros, sendo apontado pelo Ministério do Meio Ambiente como referência nacional.
Outra ação pioneira no Brasil do porto gaúcho é o Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEA-PRG). O Projeto objetiva - através de um processo educativo continuado, voltado para a comunidade situada na sua área de influência, contribuir para o enraizamento das bases da Educação Ambiental como fonte de reflexão para a construção da sustentabilidade. Recente parceria com a Unesco, visando ao desenvolvimento Social das comunidades ao redor da área portuária, também coloca o porto em destaque, sendo o primeiro no mundo a desenvolver esse tipo de projeto.
(Jornal Agora, 10/12/2007)