Uma das principais fases de montagem da plataforma P-53, da Petrobras, aconteceu no sábado. O içamento do módulo elétrico, que fornecerá energia à gigantesca estrutura a partir do próximo ano, ocorreu por volta das 12h no cais do Porto Novo.
No canteiro de obras da Quip S/A, centenas de operários atuaram nesta complicada etapa. Para a instalação sobre o casco da plataforma, o módulo elétrico de 1,4 mil toneladas - que equivale ao cérebro da plataforma - ganhou o apoio de guindastes e balsas durante boa parte da tarde.
O encerramento das operações de içamento e instalação dos módulos está previsto para o dia 17 de dezembro. Faltam duas pequenas estruturas; a primeira delas deve ser içada nesta segunda ou na terça-feira. Após a instalação dos módulos sobre o casco, começa o extenso trabalho de interligação de todas as estruturas. Nesta fase, o casco do navio receberá todas as partes que serão conectadas umas às outras. A etapa deve ser concluída até julho ou agosto de 2008.
Em seguida, a plataforma partirá para a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, onde deve começar a operar em outubro. A P-53 terá capacidade de produção diária de 180 mil barris de petróleo, seis milhões de metros cúbicos de gás e geração de 92 megawatts de potência.
(Por Fernando Halal, Jornal Agora, 10/12/2007)