Comitiva do projeto da Afubra recebeu a distinção em Porto Alegre
O Projeto Verde é Vida, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) recebeu na noite de sexta-feira um dos mais destacados prêmios ambientais do Rio Grande do Sul. No Theatro São Pedro, em Porto Alegre, foram entregues o troféu e certificado do 3º Prêmio Responsabilidade Ambiental RS, uma promoção do Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI).
O prêmio visa reconhecer o trabalho e a preocupação de empresas e profissionais que, com suas ações, contribuem para a construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável e ecologicamente responsável. Esse é o terceiro ano da entrega da certificação, criada por meio da Resolução 01/2005, da Sema.
Em nome do Verde é Vida, receberam a distinção o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, e o coordenador do projeto, Adalberto Sidnei Huve. Ela foi entregue pela presidente do Instituto Borboleta Azul, Eliane Mabilde Falci; pelo presidente da ARI, Ercy Pereira Torma e pelo secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes.
Ao agradecer as ações dos homenageados, os organizadores do evento elogiaram as iniciativas. Em nome da ARI, Torma destacou a importância de os veículos de comunicação contribuírem para a conscientização ambiental e para uma mudança cultural da sociedade. Já a presidente do Instituto Borboleta Azul garantiu que a certificação é uma parte do sonho da entidade, de preservação do ambiente e da conduta pessoal. Já o secretário Carlos Otaviano disse sentir-se honrado em compartilhar com a sociedade momentos como o da entrega do prêmio e homenagear entidades, empresas e autoridades preocupadas com a questão ambiental.
Para o presidente da Afubra, o prêmio mostra a importância do Projeto Verde é Vida, ao envolver alunos, professores, pais e comunidades na luta pela preservação ambiental. A comitiva da entidade ainda foi integrada por Elfôni Werner, Claudete Huve, Juarez Fleming e pelo coordenador pedagógico do Verde é Vida, José Leon Macedo Fernandes.
O prefeito de Santa Cruz, José Wenzel, também foi um dos premiados nesta edição do evento.
(Gazeta do Sul, 10/12/2007)