Passeio das Pilchas defendeu especialmente o arroio Dilúvio, com caminhada pela avenida Ipiranga O 35 CTG está engajado na luta pela preservação ambiental. Na manhã de ontem, prendas e gaúchos de todas as idades saíram às ruas da Capital para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com as riquezas naturais, com enfoque no arroio Dilúvio. O Passeio das Pilchas em Defesa do Meio Ambiente teve início no cruzamento da Ipiranga com a Antônio de Carvalho e seguiu até a sede do 35 CTG.
A atividade integra o projeto Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha e a promoção ficou a cargo das prendas mirins, juvenis e adultas, além das invernadas gaúchas de danças e da patronagem do CTG. 'O nosso principal objetivo é alertar a comunidade sobre a importância dos cuidados com a natureza', esclareceu a coordenadora da atividade e capataz cultural do 35 CTG, Márcia Cristina Borges da Silva.
Segundo ela, o arroio Dilúvio passa por um momento terrível. 'Queremos alertar a comunidade que é preciso reverter a situação.' A coordenadora pede à população que cultive cuidados básicos, como não jogar o lixo. 'O que percebemos é um acúmulo de móveis e garrafas. Também é preciso diminuir o escoamento de esgoto para o Dilúvio, que acaba desaguando no Guaíba', observou.
O patrão do 35 CTG, Luiz Clóvis Fernandes, destacou a necessidade de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a preservação. 'Estamos vivenciando o crescimento da poluição. Basta olhar para o Dilúvio', frisou.
No final do mês de novembro, o 35 CTG promoveu o XII Encontro de Prendas Mirins, na sede da entidade. Na oportunidade, pessoas de todas as idades, em especial crianças, também puderam aprender e se divertir com o teatro e as palestras sobre o tema da preservação ambiental.
(
Correio do Povo, 10/12/2007)