Um terremoto de 5,9 graus de magnitude na escala Richter atingiu nesta sexta-feira (07/12) a ilha indonésia de Bali, onde representantes de 160 nações participam da 13ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, e a região oriental da ilha de Java.
As autoridades não informaram até o momento sobre possíveis vítimas ou danos materiais devido ao tremor.
A Agência Meteorológica e Geofísica da Indonésia (BMG) informou que o terremoto ocorreu as 17h45 (8h45 de Brasília) e localizaram seu epicentro na Fossa de Java, a dez quilômetros de profundidade e a 250 quilômetros ao sudoeste de Jember (leste).
O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que monitora os movimentos sísmicos de todo o mundo, reduziu a magnitude do terremoto para 5,4 graus.
No entanto, o tremor foi sentido no centro de convenções onde acontece a conferência sobre mudança climática, em Nusa Dua (Bali), a cerca de 245 quilômetros do epicentro.
"Estava no centro de imprensa quando todos notaram que o chão começou a tremer. Alguns começaram a sair do local, mas devagar e com tranqüilidade", afirmou à agência Efe uma participante da conferência.
"Aqui todo mundo está acostumado com os tremores", acrescentou a mulher.
A Indonésia fica no Anel de Fogo do Pacífico e é atingida por cerca de 7.000 movimentos telúricos por ano, sendo que a maior parte não é percebida pela população.
Em 26 de dezembro de 2004, uma tsunami [onda gigante] atingiu o norte da ilha de Sumatra, destruindo 12 nações banhadas pelo oceano Índico e deixando mais de 200 mil mortos.
(
Folha, 07/12/2007)