A Secretaria Estadual de Educação enviou dois projetos ambientais de escolas de abrangência da 19ª Coordenadoria Regional de Educação, a fim de participarem da 2ª Feira Nacional de Ciências da Educação Básica - Fenaceb, que acontece no Museu Nacional do conjunto Cultural da República, na cidade de Brasília.
Um dos projetos é o "Vaga-Lume" da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rodolfo Costa, de Livramento, que foi orientado pela professora Miriam Pinheiro, com o integral apoio da diretora da escola, Carmem Machado. Este projeto baseou-se nos problemas ambientais presentes na vila de Palomas, região onde se localiza a escola, como lixo jogado nos córregos, riachos e poços naturais, o que pode ocasionar contaminação do aqüífero Guaraní. Realidade esta que fez com que os alunos criassem um projeto que tratasse do lixo, até a recuperação do aspecto geral da vila.
O outro projeto, Biodisel: girassol, mamona ou soja?", é da escola Plácido de Castro de Rosário do Sul, sob orientação da professora Fernanda Mendes dos Santos, o projeto teve como objetivo avaliar a viabilidade econômica do plantio da mamona e girassol na região.
Depois de uma palestra sobre biodisel, os alunos buscaram informações nas diversas fontes disponíveis, para verificar se o custo de produção, rentabilidade e valor da venda da produção, teria um lucro satisfatório.
A 2ª Fenaceb, promovida pelo MEC (Ministério da Educação), estava prevista para o fim do mês de novembro, mas foi adiada sem data marcada. A intenção é de que seja realizado no início do ano letivo de 2008.
(A Platéia, 07/12/2007)