São José do Norte - Uma parceria entre a Secretaria Especial dos Portos e a Aracruz permitirá a realização da dragagem de um canal entre o Porto do Rio Grande e São José do Norte. O canal possibilitará o acesso de embarcações de grande porte a uma nova área de expansão do complexo portuário do Rio Grande e ao terminal projetado pela Aracruz em São José do Norte. A decisão foi tomada quarta-feira em audiência entre o ministro Pedro Britto, o vice-líder do Governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB), e representantes da empresa. Também participou da reunião o deputado Luiz Carlos Heinze (PP).
O canal permitirá a criação de novos terminais na região ainda inexplorada. De acordo com a Aracruz, o terminal especializado para o embarque de celulose entrará em operação em 2010. A partir deste mês a empresa irá elaborar o projeto de dragagem e, em seguida, encaminhar o pedido de licenciamento ambiental da obra. Com a liberação, a Secretaria dos Portos começará a executar a dragagem. “A obra é uma necessidade aos setores produtivos do Estado neste momento de recuperação econômica”, afirma Albuquerque.
Investimento
Segundo Walter Lídio Nunes, diretor de operações da Aracruz, a instalação do terminal representa um investimento de R$ 120 milhões e a geração de 850 empregos diretos na fase de construção. Na etapa de operação, a unidade deverá utilizar entre 123 e 150 trabalhadores para movimentar navios e barcaças. Além da exportação de celulose, produzida no Rio Grande do Sul, a empresa importará através de São José do Norte insumos como sal, sulfato de sódio, madeira, talco e arame.
(Diário Popular, 07/12/2007)