Uma baleia que encalhou quarta-feira (05/12) em uma praia de Itanhaém, litoral de São Paulo, morreu na madrugada desta quinta-feira. Segundo o biólogo Lafaiete Alarcon da Silva, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a baleia aparentemente é uma cachalote-anão e foi encontrada por volta das 16h na praia Jardim Cibratel 2. Ela tem cerca de 2,7 metros e pesa cerca de 200 kg.
Banhistas tentaram devolver a baleia ao mar, mas ela voltava por não conseguir vencer a correnteza. Silva afirma que a baleia estava estressada, com um ferimento no bico superior e aparentava ter alguma espécie de lesão interna.
Ela foi colocada em uma espécie de lona e levada a uma piscina que foi cheia de água do mar pelos próprios banhistas. Na piscina recebeu uma dose de glicose, o que a teria acalmado, segundo o biólogo do Ibama. Mais tarde porém, por volta das 2h40 de hoje, ela morreu.
A baleia será encaminhada ainda hoje ao Instituto de Pesca em Santos. Análises serão feitas para detectar qual é a real espécie e de onde provavelmente ela veio. Uma necropsia irá identificar a causa da morte.
(
Folha Online, 06/12/2007)