Crianças, jovens, adultos e idosos que passarem pela Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) a partir desta sexta poderão ver, mais uma vez, o Presépio Ecológico da instituição. Ele será reaberto à visitação pública nesta quinta, dia 6, às 18h30, e será encerrado no Dia de Reis, em 06 de janeiro de 2008.
O presépio tem 28 peças em tamanho natural, que foram construídas em 2001 com a técnica milenar da topiaria, originária dos Jardins da Babilônia. A topiaria utiliza uma armação de ferro coberta por materiais vegetais como o bagaço de cana, resíduo de celulose e papel picado. Uma trepadeira, denominada hera (Ficus pimula), dá acabamento e cor ao cenário.
Além das figuras de José, Maria e Menino Jesus, na gruta, e os Reis Magos, o presépio ecológico se diferencia pelas 19 réplicas de animais, dos cinco continentes, em tamanho real (elefantes, onça, lobo-guará, casuar, camelo, cervo-nobre, dentre outros).
A unidade da vida na FZB-BH procura sensibilizar as pessoas para um maior respeito à vida e à harmonia entre fauna, flora e o ser humano. Segundo o presidente da Zoo-Botânica de BH, Evandro Xavier, “isso demonstra, mais uma vez, a importância da preservação e celebração das diversas formas de vida, no momento das festividades natalícias”.
PreçosA Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (Zoológico e Jardim Botânico) fica na Av. Otacílio Negrão de Lima, 8000, na Pampulha. Está aberta para visitação pública de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h. Nas terças-feiras e no primeiro sábado de cada mês, a entrada do visitante na Zoo-Botânica é gratuita. De quarta-feira a sábado é cobrado R$ 1,00 por visitante e aos domingos e feriados o ingresso é de R$ 2,00 por visitante.
(Elaine Pereira,
Portal Uai, 06/12/2007)